O filme é baseado na história real do prodígio musical Nathaniel Ayers, que desenvolveu esquizofrenia no seu segundo ano na famosa escola de artes performáticas Juilliard, de Nova York. Ayers acabou como sem-teto nas ruas do centro de Los Angeles, onde toca violino e violoncelo.

http://en.wikipedia.org/wiki/Nathaniel_Ayers
Bom, como devem saber eu comecei a tocar violino, comprei um faz poucos dias e vou começar a ter aula, o que eu posso dizer é que é um instrumento muito mais sensível que os populares( guitarra, bateria, baixo ) é terrívelmente lindo, viciante etc.
Fico me perguntando por que não comecei a tocar violino antes, mas enfim...
Hoje atarde, usando o twitter, vi que o Fábio Rabin tinha visto esse filme, então decidi ir procurar, entrei em alguns blogs e resolvi baixar. Cerca das 9 da noite, comecei a assisti-lô e Meu Deus, que história extraordinária!, faz tempo que não via um filme tão bom, o último foi a sociedade dos poetas mortos, agora esse.
Porquê assistir ? Sinceramente, acho que todos que gostam de música, irão adorar o filme, é um drama, não é um musical, porém é sensacional...
Os atores são bons também, Robert Downey Jr, Catherine Keener entre outros..
Nunca é tarde demais...


Husky Rescue é uma banda ambient-pop de Helsinque, Finlândia. Sinceramente não sei muito sobre essa banda, mas o som é agradável e já chegou a passar na mtv.

Minha letra predileta, hoje.

IF THERE IS SOMETHING - ROXY MUSIC

If there is something that I might find
Look around corners
Try to find peace of mind I say
Where would you go if you were me
Try to keep a straight course not easy
Somebody special looking at me
A certain reaction we find
What should it try to be I mean
If there are many
Meaning the same
Be specific just a game

I would do anything for you
I would climb mountains
I would swim all the oceans blue
I would walk a thousand miles
Reveal my secrets
More than enough for me to share
I would put roses round our door
Sit in the garden
Growing potatoes by the score

Shake your hair girl with your ponytail
Takes me right back (when you were young)
Throw your precious gifts into the air
Watch them fall down (when you were young)
Lift up your feet and put them on the ground
You used to walk upon (when you were young)
Lift up your feet and put them on the ground
The hills were higher (when we were young)
Lift up your feet and put them on the ground
The trees were taller (when you were young)
Lift up your feet and put them on the ground
The grass was greener (when you were young)
Lift up your feet and put them on the ground
You used to walk upon (when you were young)

Amizade Estelar

"Nós éramos amigos e nos tornamos estranhos um para o outro. Mas está bem que seja assim, e não vamos ocultar e obscurecer isto, como se fosse motivo de vergonha. Somos dois navios que possuem, cada qual, seu objetivo e seu caminho; podemos nos cruzar e celebrar juntos uma festa, como já fizemos – e os bons navios ficaram placidamente no mesmo porto e sob o mesmo sol. Parecendo haver chegado ao seu destino e ter tido um só destino. Mas, então, a todo-poderosa força de nossa missão nos afastou novamente, em direção a mares e quadrantes diversos, e talvez nunca mais nos vejamos de novo – ou talvez nos vejamos, sim, mas sem nos reconhecermos: os diferentes mares e sóis nos modificaram! Que tenhamos de nos tornar estranhos um para o outro é da lei acima de nós: justamente por isso deve-se tornar mais sagrado o pensamento de nossa antiga amizade! Existe provavelmente uma enorme curva invisível, uma órbita estelar em que nossas tão diversas trilhas e metas estejam incluídas como pequenos trajetos – elevemo-nos a esse pensamento! Mas nossa vida é muito breve e nossa vista muito fraca, para podermos ser mais que amigos no sentido dessa elevada possibilidade. – E assim crer em nossa amizade estelar, ainda que tenhamos de ser inimigos na Terra."
(Nietzsche)

Os encontros e desencontros ..



''Quais são, afinal, as verdades do homem ? - são erros irrefutáveis do homem'' Nietzsche

''este mundo adquiriu umma tal crosta de vulgaridade que o desprezo que ele suscita no homem de espírito adquire a violência de uma paixão. Mas este mundo pertence ao genêro daquelas carapaças que até mesmo o mais corrosivo veneno seria incapaz de perfurar'' Baudelaire



Vem ser meu arco,
Meu dó maior,
O Si que não abarco
Na pauta da dor!

E na sinfonia da cor,
No azul do arco íris,
Saberei maior
A música que quis.

E subirei contigo
Uma escala brilhante
Numa valsa de amigo,
De amor ou de amante...

Quero ser teu violino,
Gemer em tua mão,
Soluçar um hino
Em forma de confissão!

E quando teus dedos
Solicitarem minhas cordas,
Serão os meus segredos
O que tu acordas!

E bem perto de teu rosto,
E bem perto de teu peito,
Arderei de fogo posto
Por tuas mãos e meu jeito.

E o que subirá no ar,
Resultado da combustão,
Será o que sobrar
Desta minha paixão!

Entranhar-se-á na tua pele,
Misturar-se-á contigo,
Numa fusão que sele
Teu prémio e meu castigo.

Vem tocar tua sinfonia
Em meu corpo que espera,
Em notas de alegria
Em ânsias de fera!

E verás, meu belo músico,
Que a música por ti tocada
É alegro em que fico,
Se bem executada!


Goretidias

"Quando deixamos de ser criança nada parece bastar, satisfação torna-se algo difícil. As inibições transformam nosso mundo em um lugar chato."

(Giovanna Rouvier)

''Demonstramos profunda incompressão do animal de rapina e do homem de rapina[...] incompressão da natureza, ao procurar por algo doentio no âmago desses mais saúdaveis monstros e criaturas tropicais, ou mesmo por um inferno que seria mais congênito: como os moralistas, um ódio à floresta virgene aos trópicos ? e uma necessidade de desacreditar a todo custo o ''homem natural'',seja doença ou degenaração do homem, seja como inferno e automartírio próprio? mas por quê ? em favor das zonas temperadas ? em favor dos homens temperados ? dos homens morais ? dos medíocres? isto para o capítulo ''moral com pusilanimidade
- Nietzsche

Phoenix é uma banda francesa de rock alternativo formada mais o menos no finalzinho dos anos 90.

Wolfgang Amadeus Phoenix é o último Cd da banda, lançado esse ano

1.Lisztomania
2.1901
3.Fences
4.Love Like a Sunset Part I
5.Love Like a Sunset Part II
6.Lasso
7.Rome
8.Countdown
9.Girlfriend
10.Armistice

Na minha opinião a mais foda de todas é a primeira faixa, Lisztomania, já ouvi essa música umas 350 mil vezes e não vou parar tão cedo. Outra que tambem achei foda foi Lasso a faixa 6.
Bom, aqui fica a minha predileta CLAIRO.. ENJOYYYYY



Um filme de Baillie Walsh (diretor de videoclipes, já produziu pra INXS, New Order, Oasis, se não me engano ele que produziu o Let There be love pro Oasis..).


E agora vem com esse filme (em português), "Reflexos da Inocência" como diretor e escritor.
Quem faz o papel principal é o Daniel Craig (o novo 007), que particularmente está foda no papel. Apesar de gostar mais das cenas em que ele é jovem.

Resumidamente é um filme bonito, triste e que trata de oportunidades perdidas e daquelas pequenas escolhas que acabam influenciando toda uma vida. Mostra infância, a fama e outras diversas coisas que você vai descobrir depois que assistir.

Particularmente a cena que mais gosto é da Felicity, o Baillie mandou muito bem e produziu praticamente um clipe novinho pra cena dela que toca If There is Something do Roxy Music. Da até um arrepiuzinho.
Bom, acho que é isso!
Divirta-se.. ou não:

"É este o problema com a bebida, pensei, enquanto me servia dum copo. Se acontece algo de mau, bebe-se para esquecer; se acontece algo de bom, bebe-se para celebrar, e se nada acontece, bebe-se para que aconteça qualquer coisa."
Ai eu penso... E se não tem bebida? Ai fudeu né. Acho que essa é a inércia que paraliza a maioria
das pessoas que estão acostumadas com essa válvula de escape, ingerir bebidas alcoólicas, drogas e se desprender da realidade que já não tem recursos suficiente pra apreciação das pequenas coisas. As vezes isso me deixa triste, por isso que começei a beber.

"Se vai tentar
siga em frente.

Senão, nem começe!
Isso pode significar perder namoradas
esposas, família, trabalho...e talvez a cabeça.

Pode significar ficar sem comer por dias,
Pode significar congelar em um parque,
Pode significar cadeia,
Pode significar caçoadas, desolação...

A desolação é o presente
O resto é uma prova de sua paciência,
do quanto realmente quis fazer
E farei, apesar do menosprezo
E será melhor que qualquer coisa que possa imaginar.

Se vai tentar,
Vá em frente.
Não há outro sentimento como este
Ficará sozinho com os Deuses
E as noites serão quentes
Levará a vida com um sorriso perfeito
É a única coisa que vale a pena."


(Charles Bukowski)

Bom, como prometido à uns amigos meus do interior, irei postar o texto falando sobre alguns tipos de música e deixo bem claro que eu ODEIO sertanejo etc..
o texto foi elaborado por Heek Suguihura



''
Às vezes, ao escutar alguma música, ou trecho de música, de gêneros como funk, pagode, axé, sertanejo (é claro que tal som não provém de objeto que pertença a mim), faz-me pensar o que o digníssimo autor quis dizer com as letras que escreveu.

Funk, pagode e axé, nem dou muita bola, pois a intenção clara do autor, desde o início da letra, é fazer sexo. Para demonstrar tal desejo, é bem direto, tornando a letra curta, extremamente repetitiva, com infindável número de vogais, gírias, expressões e palavras de baixo calão, além de fazer apologia, é claro, ao próprio ato da fornicação, com objetos ou situações da vida cotidiana.

Agora, quando se trata de sertanejo, o pensamento é outro. A intenção do autor das letras também é fazer sexo. Isso é claro para alguns, mas como não ele é tão direto, muitos passam despercebidos. A estrutura da letra é um pouco diferente, mas não deixa de ser curta e exageradamente repetitiva, ter as vogais em demasia, as expressões e as apologias. Se parasse por aí, tudo bem. O problema é quando o autor quer tornar a sua obra poética e, obviamente, não consegue.


Para começar, há uma mistura incrível de tratamentos. É capaz de eu tu ele nós vós eles serem usados todos na mesma oração. Nunca vi –e creio que ninguém tenha visto– uma letra em que o autor utiliza apenas o tu ou apenas o você. Por exemplo, na música “Meu Eu em Você”, do Victor e do Leo (sem acento mesmo), fala-se “teu”, “teu” e “teu” a letra toda, exceto na hora do refrão, que é “Sou tua vida, sou meu eu em você”.

Em seguida, temos as rimas. As letras são repletas delas. Quando está escrevendo a letra e não sabe mais o que dizer, o autor enfia alguma palavra que não tem nada a ver com o resto do texto e, muitas vezes, cria ou muda um verso inteiro apenas para acrescentar tal palavra. Isso torna a letra mais incoerente do que já provavelmente era. Não satisfeito, quando não acha a palavra “certa”, ele usa outra, inventando assim uma rima nova (que na verdade não é rima). Em várias letras existem isso, como em “Amigo Apaixonado”, do Victor e do Leo, de novo, quando ser é rimado com você: “Sempre fui um grande amigo seu / Só que não sei mais se assim vai ser / Sempre te contei segredos meus / Estou apaixonado por você”; e faz, com mais: “Esse amor entrou no coração / Agora diz o que é que a gente faz / Pode dizer sim ou dizer não / Ser só seu amigo não dá mais!”.
Além disso, já não bastasse a vultuosidade de rimas no infinitivo com vogais tônicas, agora estão rimando a palavra com ela mesma. Aqui temos o exemplo de “Borboletas”, novamente do Victor e do Leo, quando o letrista rima a palavra estranha com a palavra estranha. Vejamos: “Numa noite estranha / a gente se estranha”. Não se torna uma boa rima só por ter mudado a classe morfológica da palavra, convenhamos.

Depois, temos o título. Nada comprovado, mas a meu ver, cerca de 99,99% dos títulos dessas músicas encontram-se no refrão –que muitas vezes é a música. Ou seja, de escutar 30 segundos da mesma, já descobrimos o seu nome, seu começo, seu meio, seu fim e seu refrão.

E por último, a própria letra. Temos três casos:
1) o autor, machista, fala a maior parte da letra de beber e ficar bêbado, cita alguma(s) mulher(es), relacionando-as ao sexo;
2) o autor, machista, é um corno. Mesmo sendo o homem perfeito que todas as mulheres gostariam de ter, bem aquela que ele quer ser o dono, não lhe dá moral ou já teve um relacionamento com ele e não quer mais;
3) o autor, machista, é O cara. Neste caso, ele é perfeito e todas as mulheres sabem disso. Ele escolhe quem quer ter, na hora que quer ter, e tem o que quer (leia-se mulher). Então, as pobres moças correm atrás dele o tempo todo, mas ele já está com outra na maioria das vezes.

Agora, vamos analisar trechos de duas músicas do Victor & Leo.
Para começar, “Meu Eu em Você”:
Na música inteira, o autor se sobrepõe à moça, dizendo que todas as demonstrações de felicidade dela são vindas dele, e ele é tudo o que ela possui.
“Eu sou o brilho dos teus olhos ao me olhar
Sou o teu sorriso ao ganhar um beijo meu”.
Com isso, já percebemos que o cara se acha, né? Como a mulher corresponde à supremacia do homem (segundo ele), encaixa-se no terceiro caso.

Interpretando agora um trecho que me deixou confuso:
“Sou o teu sangrar ao ver minha partida”
Seria menstruação? Ou ele esfaqueou ou meteu bala na coitada antes de partir? Seria equívoco meu pensar que não, ou as pessoas sangram quando algum amor se vai? De qualquer forma, não acho que algo assim seja romântico (e era a intenção do autor).

Depois temos:
“Eu sou teu tudo, sou teu nada”.
Na graça de querer conjugar em segunda pessoa, acabou criando uma cacofonia. Dá a impressão de algo como “eu sou tetudo”, ou seja, “eu tenho tetas grandes”. A antítese é aceitável, mas essa é muito clichê.

Analisemos agora, “Borboletas”.
Podemos ter duas interpretações possíveis. Uma, trata-se de um triângulo amoroso. O autor amava uma mulher. Esta se foi, e quando volta, aquele já está com outra, deixando-o dividido, não sabendo qual das duas escolhe para amar.
A outra interpretação possível é que a mulher, quando volta, está diferente, deixando o autor dividido entre a antiga e a nova personalidade da mesma.
“Agora você volta
E balança o que eu sentia por outro alguém”
De qualquer forma, a letra torna-se confusa ao dizer que a mulher volta, mas não quer ter mais nada com ele.
“Você tenta provar que tudo em nós morreu”.
Mesmo assim, ao afirmar que “o seu jardim sou eu”, o autor explicita a sua (suposta) supremacia, tornando o texto mais contraditório ainda. Devido às contradições, temos aqui uma mistura do segundo e do terceiro caso.

Depois:
“Sei que estou amando, mas ainda não sei quem”.
Sinceramente, na minha opinião, se o amor é verdadeiro, o cara precisa saber quem é a amada, concorda?


Outra coisa que me chamou atenção foi:
“Não sei dizer o que mudou
Mas, nada está igual”
Se nada está igual, podemos presumir que tudo mudou. Logo, podemos crer que o autor saberia dizer, pelo menos, que tudo mudou. O que nos faz pensar que ou ele é burro, ou ele é mudo. Ao tentar tornar bonito, romântico, poético, o autor torna o texto incoerente.


A música sertaneja foi perdendo-se no tempo. Perdeu a essência, a raiz. Antes, quando tratava apenas dos sertões, da natureza, dos rios, dos campos, tinha um significado. Trazia a marca de um povo. Hoje, só faz-se esse tipo de música voltada para o comércio, a venda. E o que mais dá dinheiro, infelizmente, é lixo. ''

O video de Strawberry swing do Cold Play em minha humilde opinião é algo assim genial...
E tem uma vibração bem feliz e otimista :D





They were sitting
They were sitting on the Strawberry Swing
Every moment was so precious

They were sitting
They were talking under Strawberry Swing
Everybody was for fighting
Wouldn't wanna waste a thing

Cold, cold water bring me 'round
Now my feet won't touch the ground
Cold, cold water what ya say?
When it's such…
It's such a perfect day
It's such a perfect day

I remember
We were walking up to Strawberry Swing
I can't wait until the morning
Wouldn't wanna change a thing

People moving all the time
Inside a perfectly straight line
Don't you wanna just curve away?
When it's such…
It's such a perfect day
It's such a perfect day

Ahhh...

Now the sky could be blue
I don't mind
Without you it's a waste of time

Could be blue
I don’t mind
Without you it’s a waste of time


Could be blue,
Could be gray
Without you I’m just miles away

Could be blue
I don’t mind
Without you it’s a waste of time




FUI!

About this blog

Blog formado por estudantes abordando temas culturais como cinema, filosofia, música, tecnologia, arte, etc.

Labels

Que tipo de posts mais te interessa ?

Que tipo de filme você mais gosta ?

Search

Blog archive

Popular Posts

Blog Archive