Não sei muito sobre esse pensador, nem se é formado em filosofia, ou estudou filosofia, mas seu pensamento  no fundo tem um toque Socrático e, embora  não concorde com tudo que ele falou, acredito que vale a pena ver.


De tempos em tempos vemos algum filme notável. Mas "notável" seria pouco para caracterizar um filme como "um homem incomodado". The Bothersome man é uma obra interessante e no mínimo curiosa. 

Filme de Jens Lien, 2006, apresenta na aparência uma comédia com tons de drama e ficção, mas na realidade, o longa aborda, ao meu ver, questões filosóficas profundas,  como: vida após a morte, o mito da caverna de Platão, a sociedade apática de Adorno, o homem mundano e seus desejos, a felicidade e enfim, a sensibilidade do ser humano. 

Não é só por questões filosóficas que o filme merece destaque, mas também pela bela imagem, a atuação dos atores, o enredo curioso, roteiro excelente, trilha sonora envolvente, etc,. Assim como o longa trabalha com a filosofia no pano de fundo, há também uma certa ironia, um certo humor que deixa o longa gostoso de ver. Quando começamos a ver sentimos aquele toque de curiosidade, questionamento que o filme nos faz. Como se o filme tirasse nossa parcela de apatia, para nos deixar sensíveis e filósofos, e porquê ele faz isso? justamente por que a história tem uma característica diferente, curiosa. 

Não vou mais descrever  sobre o filme, talvez estrague o prazer de ver sem saber do que se trata, mas, em suma, é um longa que recomendo. Não só por questões filosóficas, como também por ser uma obra digna do cinema.  Se a arte pensa por sensações, com certeza, esse filme é uma obra de arte, mas também, um "martelo" filosófico, um encontro com um homem incomodado serve de lição para cinéfilos, filósofos, intelectuais em geral. 

"Para ser indivíduo é preciso não ser cômodo com as situações banais. Um homem que uma vez não questionou, não seu incomodou, matou milhares de pessoas no período nazista."


Ogata Larsen- F.M.Ogata

Download

About this blog

Blog formado por estudantes abordando temas culturais como cinema, filosofia, música, tecnologia, arte, etc.

Labels

Que tipo de posts mais te interessa ?

Que tipo de filme você mais gosta ?

Search

Blog archive

Popular Posts

Blog Archive