Engraçado pensar como um acontecimento "banal" pode acarretar situações extremamente complicadas e desastrosas para todos os envolvidos. Guillermo Arriaga e Alejandro Gonzalez Iñárritu pensaram nisso e desenvolveram uma tal Teoria do Caos. Que fala, mais especificamente, sobre perda, em todos os lados.
O foco, ou o acontecimento principal do filme, é uma batida de carro, entre Octavio (Gael Garcia Bernal) dono de um cachorro de rinha gravemente ferido que necessita de socorro, e Valeria Maya (Goya Toledo), uma modelo que estava no lugar errado na hora errada. Entra em cena também o mendigo Chivo (Emilio Echevarría, o melhor do filme), um amante dos cães que estava na hora certa no lugar certo, pelo menos para o cão de Octavio.
Logo, em meio ao roteiro intrincadíssimo (não espere uma história linear), as três histórias começam a ser destrinchadas. Octavio sonha em fugir com sua cunhada, que é maltratada pelo irmão, e, por isso, coloca seu cão imbatível em rinhas ilegais para ganhar dinheiro para a ''fuga''; Valeria é uma modelo de muito sucesso no México, que descobre a depressão depois das consequências do acidente; E Chivo, um mendigo que possui um casebre lotado de cachorros que ele ajudou a salvar, faz trabalhos eventuais para, um dia, tentar se aproximar de sua filha, que há tanto tempo não vê.
O Filme fala, basicamente, sobre isso. Mas é dissecando ele que você chega às intenções do diretor, que é dissertar sobre a dor da perda em várias histórias de pessoas comuns em situações complicadas. Devo dizer que o diretor fez um grande trabalho em usar cenas cruas, impactantes, mais que não tem a intenção de chocar. A parte técnica é um primor, qualidade de todos os filmes da trilogia, principalmente por causa do roteiro muito entrelaçado. E foi nesse filme que Gael teve sua carreira deslanchada, e teve sua melhor atuação, melhor que em ''Má Educação'', que os críticos consideram seu melhor trabalho.
A história outra vez tem como acontecimento central um acidente de carro. Porém, dessa vez, os envolvidos são levados ao limite -do amor, da vingança, da fé. O acidente acontece entre Jack (Benicio del Toro), um ex-criminoso com várias passagens pela polícia que hoje prega a palavra de Jesus, e a família de Christina (Naomi Watts). Por fora, mais dependente e afetado pelo acidente, está Paul (Sean Penn), um paciente praticamente terminal esperando por um coração na fila de transplantes.
De novo, somente por volta de meia hora de filme consegue-se ter uma ideia das três historias separadas. Jack é um ex-criminoso que se converteu ao cristianismo nesses trabalhos que existem em penitenciarias, e, embora tente levar uma vida normal, seu passado lhe persegue; Christina, tem sua vida mudada drasticamente depois do acidente, fazendo-a voltar ao seu passado obscuro e usar de todas as suas forças para superar a perda; Paul vive com sua mulher Mary, obcecada pela ideia de ter um filho dele, mesmo ele estando no estado grave em que se encontra.
O filme usa de personagens mais fortes ainda que o primeiro, e as atuações irretocáveis. Benicio del Toro merecia o Oscar daquele ano, mas perdeu para Chris Cooper de Adaptação. Naomi faz valer sua indicação ao Oscar de melhor atriz com uma atuação forte. Sean Penn mostra porque é o melhor ator da década. A discussão sobre o papel da religião também é válida.
Desta vez o acidente é mais complicado. No Marrocos, em uma região remota, Abdullah é um criador de cabras que tem problemas com chacais, e, por isso, compra um rifle de alta precisão e alcance. Ingênuamente, ele dá o rifle aos dois filhos adolescentes para que estes cuidem do rebanho, mas em pouco tempo eles começam a discutir sobre o alcance do rifle e atiram em pedras distantes. Yussef, um dos filhos de Abdullah, se convence que a precisão não é tão boa quanto pensava, e para tirar a prova, ele atira em um ônibus que passava pelo local cheio de turistas americanos. O rifle faz valer sua reputação e o tiro atinge em cheio uma turista americana, Susan (Cate Blanchett). Seu marido, Richard (Brad Pitt), começa então uma corrida contra o tempo para salvar sua mulher de uma morte terrível.
Indiretamente, o acidente afeta Yasujiro, um japonês caçador que é o dono do rifle vendido para Abdullah, e sua família, em especial a filha Chieko, surda-muda. Também há a história de Amelia, a babá das duas crianças filhas de Richard e Susan, que, devido aos acontecimentos, tem que ficar por mais tempo cuidando das crianças.
O filme tem o roteiro mais intrincado dos três, e mostra inúmeras situações e ideias que merecem ser desenvolvidas em um estudo mais a fundo. Com um elenco mais estrelado (Brad Pitt, Cate Blanchett e uma parceria de Gael), as atuações podem não ser tão fortes, mais são as situações criadas que colocam os personagem no seu limite que valem o filme. Assim como todos os outros três.
Realmente, os três filmes são uma obra-prima do cinema moderno que prometem ocupar um lugar de destaque durante muito tempo e provavelmente será usado várias vezes em cursos de cinema, afim de mostrar como se faz um filme com vários personagens e histórias entrelaçados por meio de uma ligação forte.