• Título Original: Being John Malkovich
• Direção: Spike Jonze
• Roteiro: Charlie Kaufman
• Gênero: Comédia, Drama, Fantasia
• Origem: EUA
• Duração: 122 minutos
• Tipo: Longa-metragem

Crítica:

Existencialista, filosófico, crítico, poético e genial. "Quero ser John Malkovich" é com certeza, um filme difícil de criticar e analisar. Conta com um excelente elenco, isso é, John Cusack,Cameron Diaz,Catherine Keener,Charlie Sheen e John Malkovich.Um brilhante enredo, acompanhado de um excelente roteiro, o longa apresenta um drama peculiar, uma comédia filosófica, uma aventura da mente e além de tudo uma obra de ficção. O diretor teve a brilhante ideia de colocar um tema, não muito bem explorado no cinema, mas muito explorado na filosofia e na psicologia, do qual encanta e nos trás reflexões. O filme, além de tudo, aborda uma série de questões existencialistas, não que seja um filme moralista, mas de fato a obra nos faz pensar sobre "o ser em si", abordando uma série de possíveis interpretações vinculadas à filósofos...

Não se trata de um filme qualquer, que poderia categorizar facilmente."Quero ser John Malkovich" é um filme crítico e muito artístico. A interpretação perante ao filme pode vir de todos os lados. A questão existencial de que a existência precede a essência é criticada no filme, isso é, mesmo você existindo no corpo de outra pessoa, você tem uma essência. Não saberia dizer, se o roteirista impôs Sartre ou Heidegger no filme, mas com certeza, o filme mostra a arte filosófica num tom de humor e ficção.

Também contamos com a questão do poder, outro tema do filme notável, isso é, você não gostaria de poder controlar outro ser humano? Eis uma pergunta para fazer o telespectador pensar:O poder corrompe ? Você gostaria de ser outra pessoa? Se gostaria, por que gostaria ? Será que você não está sendo controlado?.(Por que será que "The sims" é um dos jogos que as pessoas mais gostam...)

Conclusão: Excelente. Digno de café,música e filosofia e próprio para existencialistas. Seja qual for sua interpretação, não podemos negar que o filme é um exemplo de boa criatividade, do qual conta com uma boa fantasia, uma comédia e até mesmo, bons diálogos.

"Sorte você ser um macaco. Pois, consciência é uma coisa terrível. Eu penso, eu sofro."

@ogataogara - www.twitter.com/ogataogara

Obs: O filme ganhou uma série de prêmios e indicações- Inclusive Oscar, Globo de ouro, etc...

Dicas do tema:

"O Ser e o nada"-Sartre ;"Why can't I be you?"-The cure; Jogo: The sims

Trailer DOWNLOAD

2 comentários:

O filme é ótimo, mas não sei, acho que falta alguma coisa nele...

muito bom esse filme, superou minha expectativa !!!

About this blog

Blog formado por estudantes abordando temas culturais como cinema, filosofia, música, tecnologia, arte, etc.

Labels

Que tipo de posts mais te interessa ?

Que tipo de filme você mais gosta ?

Search

Blog archive

Popular Posts

Blog Archive