Olá pessoal! Quinta-feira é o meu dia de postar no blog, e depois de uma semana de carnaval, como todo bom brasileiro, estou devidamente estragado! Além de continuar sentindo os sintomas da ressaca carnavalesca, a ilustríssima Fundação Armando Álvares Penteado, instituição da qual eu faço parte como aluno, fez o grande favor de meter duas provas nesta mesma semana - digo, porque não mandam logo uma pistola carregada, pra nos poupar tempo? Enfim, devido à estes motivos supracitados, senhores, farei hoje o meu post light, livre calorias e parágrafos destinados a coisas que você não quer saber sobre filmes os quais você não assistirá. Separei três filmes poucos conhecidos pelo público geral, mas que agradam a diferentes gostos, e fáceis de achar pra download na rede.

1°- Terra de Ninguém (2001), de Danis Tanovic:


É de terras bósnias que chega essa imperdível crônica sobre a guerra da Bósnia com a Sérvia, que se aprofunda nas entranhas da mente humana, e como nos comportamos em situações extremas. Além desses debates, o filme ainda propõe discutir o papel da mídia jornalística em eventos cautelosos - será que ela chega pra ajudar ou está tão interessada nas matérias e no público que só acaba atrapalhando? No filme vemos que os dois acontecem. Há também uma retratação muito boa da ONU, e seu papel (?) nos conflitos sangrentos entre nações em guerra.
O filme se passa em um único dia, e parte de uma complicada situação em algum campo de batalhas da Bósnia: Um soldado bósnio e um soldado sérvio ficam presos em uma trincheira no meio do campo, um lugar neutro entre os dois exércitos, sendo que os dois foram vítimas de ataques dos respectivos inimigos e estão levemente feridos. Para piorar, um segundo soldado bósnio acorda deitado sobre uma mina de fragmentação e não pode se levantar, pois a mina detona quando o peso que a pressiona é retirado - adicione ainda a chegada da ONU no local para tentar resolver o impasse, e os abutres da mídia, que só se importam em conseguir uma entrevista, esquecendo-se que se tratam de vidas humanas e pessoas reais. Ganhador do Oscar de melhor filme de língua estrangeira.

Trailer:


2°- Irreversível (2002), de Gaspar Noé


Filme francês que deu bastante o que falar na época em que foi lançado, devido à duas cenas bastante perturbadoras que acontecem durante o filme. Eu considero cenas bem fortes sim, mas nada que deveria impedir alguém de apreciar o filme - se você assistiu Bastardos Inglórios, Anticristo, ou qualquer filme dos Jogos Mortais, provavelmente não será nada de mais. Esse filme quando não é lembrado pelas cenas violentas, é lembrado por estudantes ou professores de cinema quando o assunto é câmera subjetiva, isso porque o filme é quase que um um único plano sequência durante toda a projeção, além das tomadas serem impecavelmente entrelaçadas, com movimentos vertiginosos (realmente não tenho ideia de como o diretor realizou algumas tomadas, a câmera gira como um caleidoscópio em movimentos impossíveis).

O filme fala de trás pra frente da saga de vingança de Marcus (Vincent Cassel, o treinador da Natalie Portman em Cisne Negro) e Pierre (Albert Dupontel) depois que Alex (Monica Bellucci) ex de Pierre e atual namorada de Marcus, é violentamente estuprada no metrô. Os dois partem pelo submundo da cidade em busca do culpado e de vingança. As cenas-chave são, portanto, a do estupro em si, e a da vingança propriamente dita. O filme se passa em um único dia também, apesar de se concentrar na parte da noite. A trilha sonora é de Thomas Bangalter, do Daft Punk, e o filme ganhou a palma de ouro em Cannes.

Trailer:


3°- Casa Vazia (2004), de Ki-duk Kim


Obrigado cinema sul-coreano! Que coisa maravilhosa! Eu não tenho medo de afirmar que este filme é um dos mais artísticos e bonitos de se assistir desde quando Kurosawa produzia filmes como Ran, ou Sonhos. O roteiro é sensacional, mind-blower: um rapaz misterioso vive de envadir casas e residir nelas por um período onde seus donos estão fora (ele distribui panfletos na porta das casas e passa no dia seguinte, as casas onde os panfletos não foram retirados ele invade). Para ''pagar'' pela estadia, ele faz pequenas reformas e trabalhos pela casa, sejam consertos ou limpeza. Um dia porém, ele encontra em uma dessas casas uma jovem moça, solitária, que - também tentando escapar da vida que leva -, resolve se unir à ele nessa vida errante e acaba vivendo uma história de amor com o rapaz. É claro que seu marido não deixa barato e resolve colocar a polícia atrás dos dois.

O interessante aqui nesse filme é o nível artístico de fotografia aliada as atuações e uma mise-en-scène perfeita que o filme alcamça, é quase inacreditável. Pra se ter uma ideia, o personagem principal não pronuncia uma única palavra durante o filme. O casal não troca nada a não ser olhares e gestos, é impressionante. O filme têm uma virada na trama na metade que eleva ainda mais o nível do filme, é difícil de explicar. Uma palavra pra esse filme: inacreditável.

Trailer:

4 comentários:

Terra de Ninguém download: http://nobrasil.org/terra-de-ninguem-no-mans-land/

Irreversível download:
http://cinemacultura.blogspot.com/2009/01/irreversvel-2002.html

Caza Vazia download:
http://nobrasil.org/ferro-3-casa-vazia-bin-jip/

Muito bom Zippo!

Este comentário foi removido pelo autor.

Muito bom, preciso ver Terra de Ninguém. Urgente!! Valeu, cara...

About this blog

Blog formado por estudantes abordando temas culturais como cinema, filosofia, música, tecnologia, arte, etc.

Labels

Que tipo de posts mais te interessa ?

Que tipo de filme você mais gosta ?

Search

Blog archive

Popular Posts

Blog Archive