Eu estive acompanhando este filme desde que ele era apenas um boato e seu enredo uma especulação. Pois bem, o boato acabou acumulando forças cada vez maiores, que fez com que cada vez mais legiões de pessoas estivessem ansiosas com o lançamento do filme, já que tudo foi mantido em segredo e algumas coisas só foram reveladas perto da estreia do filme. Portanto o filme já chegou nos cinemas com um grande hype em cima dele, e deu certo, porque o filme ficou três semanas seguidas líder de bilheteria e conseguiu mais de 300 milhões só nos EUA, cobrindo o (alto) custo de produção de 120 milhões. À primeira vista, o filme parece um típico blockbuster americano que tem uma premissa original, mas revela-se uma pequena obra-prima por trás dos (maravilhosos) efeitos especiais.

O filme fala sobre Dom Cobb (Leonardo diCaprio), um ladrão especializado em roubar ideias - dentro do sonho das pessoas. Mas como esse é um trabalho complicado, ele precisa da ajuda de outros especialistas nessa arte: Arthur (Joseph Gordon-Levitt) é o cara que investiga para ver se os sonhos da vítima são seguros (algumas são treinadas para combater invasores nos sonhos); Eames (Tom Hardy) tem uma capacidade muito útil para certas situações: ele consegue se transformar em outra pessoa dentro de um sonho; Yusuf (Dileep Rao) faz com que todo mundo durma ao mesmo tempo e partilhe do mesmo sonho, com suas substâncias poderosas; e por fim Ariadne (Ellen Page), que é a novata no grupo (portanto é através dela que o espectador vai entendendo os processos), é a arquiteta, pois ela cria o mundo do sonhos de maneira com que fique parecido com um labirinto. Há também Mal (Marion Cotillard), ex-mulher de Cobb, que morreu durante um incidente e que sempre entra nos sonhos dele para atrapalhar tudo.

Tudo se desenrola quando Saito (Ken Wanatabe) proprõe a Cobb e seu grupo que realizem uma façanha quase impossível: ao invés de roubar uma ideia de alguém, eles tem que plantá-la. Ele quer que Fisher, o herdeiro de uma empresa concorrente a dele, desista de assumi-la e em vez disso criar a sua própria, fazendo com que Saito tivesse controle sobre o mercado mundial.

O elenco é inacreditável. Todos estão muito bem em seus personagens, e olha que existem muitos personagens, e todos eles são importantes para a história. Leonardo diCaprio vem provando ao mundo que é um excelente ator, com papéis diversificados e que - na minha opinião - protagonizou os melhores filmes de 2010 até agora: Ilha do Medo e A Origem. Marion Cotillard, depois de obter uma das maiores personificações que eu já vi em toda minha vida como Edith Piaf no filme Piaf - Um Hino ao Amor, interpreta nesse filme um papel que começa extremamente enigmático e termina como a peça chave do filme (grande trabalho de edição). O resto da equipe também está fantástica com destaque para Tom Hardy. Uma das coisas que eu gostei tanto sobre esse filme é que, como em todo filme com muitos personagens importantes - O Poderoso Chefão, Los Angeles Cidade Proibida, O Senhor dos Anéis -, para entender cada ação de cada personagem, você tem que pensar como tal, assim cada personagem possui uma personalidade particular e diferente da dos outros.

Com muitas refêrencias, principalmente a Matrix, A Origem desponta como o melhor blockbuster dos últimos sei lá quantos anos. Christopher Nolan, diretor dos também ótimos Batman - o Cavaleiro das Trevas e Amnésia, tal qual um pintor impressionista, vai criando camadas de subtramas (sonhos), com tempos diferentes, e cada uma mais eletrizante que a outra. As subtramas, quando acabam e se fecham, dão espaço para o final sensacional do filme, que te faz questionar o que é realidade. Assim como Ilha do Medo.

Também já é possível arriscar as indicações ao Oscar:
-Melhor Roteiro Original (incerto)
-Melhor Filme (incerto)
-Melhor Diretor (incerto)
-Melhor Ator e Atriz (incerto)
-Melhor Montagem (certeza)
-Melhores Efeitos Visuais (certeza)
-Melhor Edição de Som (certeza)
-Melhor Trilha Sonora (certeza)

0 comentários:

About this blog

Blog formado por estudantes abordando temas culturais como cinema, filosofia, música, tecnologia, arte, etc.

Labels

Que tipo de posts mais te interessa ?

Que tipo de filme você mais gosta ?

Search

Blog archive

Popular Posts

Blog Archive