Bom, como já havia mencionado, vou iniciar uma série de review de livros, sendo o primeiro deles de um autor antigo e um dos mais sábios que já existiu, Leon Tolstoi. Apesar de ter escrito algumas novelas, ''A Morte de Ivan Ilitch'' é uma novela curta, de apenas 80 páginas na minha edição, porém por muitos críticos é considerada a mais perfeita obra literária mundial.


O livro trata nada mais nada menos da morte de Ivan Ilitch, literalmente, sem tirar nem por nada, o livro é exatamente sobre isso. Ivan é um advogado muito importante e poderoso, que em sua vida inteira batalhou para fornecer a sua familia o máximo que pode.

Sua história não é muito interessante, apenas transborda em trabalho duro e muitas horas de estudo, contatos e, em termos modernos, Networking. Então ao mudar-se de casa, para uma de melhor condição e status Ivan sofre um acidente que o faz sofrer e adoecer, uma hemorragia interna que acabaria por tirá-lo a vida. E o livro se desenvolve daí, conta as pequenas e grandes realizações que ele tem, e como ele muda sua maneira de pensar devido ao constante contato com uma enfermidade. Desde visão de trabalho até família, que é bem conturbada.

Na minha opinião, o livro vale a pena, cada página dele, já que a narração é digna de mestre, e a filosofia do livro é genial, e invariavelmente carvada em um número muito pequeno de páginas.

vale muito a pena


muito


muito




repito, muito












mto

1 comentários:

A "explosão" d lucidez que Ivan Ilitch tem momentos antes de morrer, nos faz refletir sobre quão lúcidos estamos em relação à nossa própria vida.
Quando ele pensa q talvez não devesse ter vivido como deveria, mas aí se questiona: "Mas, como, se eu sempre fiz o que devia fazer?" também nos faz questionar sobre o que fazemos porque "devemos" fazer...
Enfim... uma história absurdamente humana, pois trata d angústias universais...

Realmente vale muito a pena

muito

muito

mto
:)

About this blog

Blog formado por estudantes abordando temas culturais como cinema, filosofia, música, tecnologia, arte, etc.

Labels

Que tipo de posts mais te interessa ?

Que tipo de filme você mais gosta ?

Search

Blog archive

Popular Posts

Blog Archive